quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PATOLOGIAS OBSTÉTRICAS

Abortamento

Eliminação do produto da concepção antes de 22 semanas , é a 4 ° causa de morte materna em nosso país. A paciente apresenta sangramento de pequena, média apresenta sangramento de pequena, média ou grande intensidade. Pode ser classificado em: abortos infectados completo,incompletos e retido.

Gravidez ectópica

É a nidação do ovo fora da cavidade uterina geralmente na porção ampolar da trompa. Geralmente os processos infecciosos tubários têm grande importância nesta patologia, a gonocócicas, clamidias tem sua contribuição.Requer tratamento cirúrgico na maioria dos casos.

Mola hidaforme

A frenquência na mola hidatiforme e de 1 para casa 2000 gestação. A etiologia é desconhecida. As pacientes acometidas devem seguir um protocolo de tratamento. As gestantes apresentam um aumento uterino não com compatível com a idade gestacional. A auscuta fetal é negativa.

Placenta prévia

É a localização da placenta no segmento inferior da cavidade uterina. Para efeito de estudo Classificamos em 3 tipos: Total, Parcial e Marginal.
Caracteriza-se por apresentar sangramento sem dor e ocorre geralmente a partis da 22 semanas.

Descolamento prematuro da placenta

É a separação da placenta antes do nascimento do feto. A paciente apresenta sangramento vaginal seguido de dor intensa. Ocorre a partir da 22 semanas. É um quadro de urgência, pois vários fatores estão comprometidos. Pode levar a um quadro de coagulação intravascular disseminada.

Rotura uterina

Ocorre geralmente durante o trabalho e parto. A paciente apresenta contrações intensa e dor no hipogástrio. Depois há um período de acalmia, paralisação do trabalho de parto, seguido se hemorragia itensa levando ao choque hipovolêmico dependendo da extensão da rotura uterina.

Aminiorrexe prematura

Ocorre quando a rotura da bolsa amniótica se dá antes de instalado do trabalho de parto. As infecções ginecologicas contribuem para esta patologia obstétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário