sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

DOENÇA

Definições claras e explicativas de algumas doenças

Epilepsia


Doença de caráter hereditário, conhecida desde remora antiguidade quando era conhecida como um castigo dos deuses, recebendo a denominação de mal sagrado e morbus sacer. A eplepsia se caracteriza por obnubilação da conciência, variável de um caso para outro, alterações motoras com perda do tônus muscular com provocando a queda do doente, convulções generalizadas.
Tal quadro constitui o ataque epilético este é caracterítico da forma denominada grande mal. Na ausência das convulsões , a forma chama-se pequeno mal.
No grande mal existe, geralmente, sinais prodrômicos variáveis de um doente para outro,como: por exemplo irritabilidade, apreensão, depressão, diaréia, presão de ventre, fome intensa, inapetência, insônia, sonolência, pequenas contrações musculares etc. Tais sinais surgem várias horas antes ou dias antes do acesso, diferenciando - se da aura, sensação que anuncia o ataque epilético poucos segundos antes de sua ocorrência. A crise epilética típica caracteriza-ze pela parte rápida das faculdades psíquicas seguida de queda do corpo; às vezes, o doente grita. Toda a musculatura entra em espasmo, determinando o fechamento da boca e provocando mordedura da língua. O tronco fica arqueado, os membros superiores flertidos, as mãos cerradas. O doente torna-se pálido ou mesmo cianótico, ocorre a parada da respiração. Depois, durante 2 a 5 minutos ocorre convulções, intensa salivação espumosa, restabelecendo - a respiração; às vezes há micção ou mesmo defecação. As crises podem ocorrer durante o dia ou à noite, às vezes passando despercebidas.
No pequeno mal não ocorrem as convulçoes, mas está presente a perda da conciência. Manifenta - se diversamente de um doente para outro e seus aspectos principais são: ausência, supressão súbita e transitória das funções psíquicas, com duração de alguns segundos: vertigem, ás vezes provocando queda; sincope epilética ( estado vertiginoso com perda da conciêncai ), queda e abalos musculares; mioclonia, contração muscular involuntária brusca, geralmente nos membros e no momento de adormecer; crises atônicas, perda do tônus muscular resultando em ataque apoplético ou ataque estático ( doente cai, levantando - se rapidamente sem ser auxiliado e tem conhecimento do que lhe aconteceu ), Além do grande e do pequeno mal, existem manifestações equivalentes enquadradas sob a denominação de psicomotora , caracterizada por três grupos de sintomas diversos; o promeiro compreende os estados confusionais e os episódios de amnésia ; segundo, impressões subjetivas, como vivência anterior de certos fatos, odores, sons, sabores inexistentes; o terceiro, atividades musculares anormal. O eletroencefalograma é um precioso auxiliar no diagnéstico da epilepsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário